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2022
*Matérias desenvolvidas no site do grupo de pesquisa TCAv:
Televisão Experiencial: telas, reality e metaverso
Seminário de Dissertação e de Tese 2022/1
Performatividade de Gênero: Sexualidade, corporalidade e interseccionalidade em Pink or Blue
*Publicações Acadêmicas:
DE MOURA, C.; DA SILVA MARTIRE, A.; DE ÁVILA, C. Arqueologia das mídias nas palavras de Jussi Parikka. Semina – Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF, v. 21, n. 1, p. 182-192, 23 jun. 2022.
2021
*Apresentação de trabalho (vídeo):
VII coMcult – Flusser 101 | GT Imagem e Imaginação: Imagens Técnicas e os Limites dos Críticos: Discussões Flusserianas em Tempos de Abundância de Imagens.
VII coMcult – Flusser 101 | GT Aspectos de Automação: Jogando com o Aparelho: reflexões flusserianas a partir do game Not for Broadcast.
XIV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação 2021: A pesquisa em games no PPG em Comunicação da UNISINOS.
XIX Semana da Imagem na Comunicação: Ver, ouvir e jogar: Games e Audiovisualidades da Tecnocultura.
*Entrevistas e Lives:
Podcast (e live): PapoCom #67 – Página inicial do YouTube: moldura de um retrato de Brasil em português, bate-papo com Jardel Orlandin (Unisinos), vencedor do Prêmio Francisco Morel (categoria mestrado), juntamente com a orientadora da pesquisa, Profa. Dra. Sonia Montaño (Unisinos), a doutoranda Camila de Ávila (Unisinos) e mediação do Prof. Dr. Vinicius Souza (USP/UFMT), integrando a 3ª temporada da série Lives Cátedra Intercom.
Entrevista: ARISE – Jussi Parikka, sobre Arqueologia da Mídia, fazendo parte das séries de entrevistas com pesquisadores, promovida pelo grupo de pesquisa ARISE (MAE/USP).
Podcast: Regras do Jogo #93: Archaeogaming e preservação de jogos, no Holodeck.
Podcast: Replay #1 | Incrustabilidade | Com Camila de Ávila, no Glitch Game Studies.
*Matérias desenvolvidas no site do grupo de pesquisa TCAv:
TCAv presente na primeira Conferência da DIGRA Brasil
#TecnometodologiasTcav: A rosticidade da tecnocultura na galáxia National Geographic
Minha Pesquisa no TCAv – Camila de Ávila.
Antologias Audiovisualizadas na Série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix.
Semana de Abertura do Semestre 2021/1 do PPG em Comunicação.
*Publicações Acadêmicas:
PAZ, Samyr; ÁVILA, Camila de. CORPO E TEMPO NO GAMEPLAY DE HALF-LIFE: ALYX. In: Digra Brasil, 2021, Online. Anais do DIGRA Brasil, 2021.
NESS, L. M. ; ÁVILA, C. . Imagens Técnicas e os Limites dos Críticos: Discussões Flusserianas em Tempos de Abundância de Imagens. In: VII ComCult – Flusser 101, 2021, São Paulo. Anais do VII ComCult – Flusser 101, 2021.
BITTENCOURT, J.R. ; ÁVILA, C. . As Cores de Diablo: Desvendando à Escuridão a partir do Cultural Analytics. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, 2021, Recife. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021. p. 1-15.
ÁVILA, C.; FISCHER, G. D. . “Ele segue vivo”: devires audiovisuais no programa televisivo Zero1. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. Jul/Dez, p. 129-146, 2021.
2020
*Entrevistas e Lives:
Live: GameClube Ao Vivo – Preservação de Games e Arqueologia das Mídias.
ARISE: Entrevista – Camila de Ávila, “Comunicação e Jogos”.
Site Zero Hora: Antagonista do Mario e ícone da cultura pop: como o Sonic acelerou e derrapou ao longo dos anos.
Live: Games e Entretenimento na Cultura Digital, no Conecta+ UNISINOS.
*Matérias no projeto Segundo Controle:
O mercado de desenvolvimento de jogos no interior do RS | com Everton Vieira.
O Mercado de Desenvolvimento de Jogos no Interior do RS | com Orlando Fonseca Júnior.
Memória, preservação e afetos: reflexões a partir de Street Fighter 30th Anniversary Collection.
*Matérias desenvolvidas no site do grupo de pesquisa TCAv:
Arqueologia das Mídias 101: “Beyond the Cool Obscure: do PicturePhone ao boom do Zoom”.
Ciclo de Palestras A(na)rqueologias Pandêmikas.
Por onde andam os Egressos do TCAv? Madylene Costa Barata.
Discentes discutem a pandemia imagética em evento organizado pelo curso de Comunicação Digital.
Arqueologia das Mídias 101: Os Métodos Indisciplinados das Arqueologias.
Passagens pandêmicas: o flâneur do isolamento.
Entrevista: Comunicação e Jogos.
As Audiovisualidades e a Chamada para REBECA nº 18.
A intimidade doméstica e a pandemia imagética.
Construtos de games na pandemia.
*Apresentação de trabalho (vídeo):
Festival Nacional Cineastas 360º – Diálogos de VR: Mesa 6 – Realidade Virtual e o Real.
I JELA UFRGS: Mesa 6 – Questões da Imagem.
*Publicações Acadêmicas:
ÁVILA, C.. Realidade Virtual em Devir: especulando imagens e dispositivos. In: I Jornada de Estéticas e Linguagens Audiovisuais (I JELA-UFRGS), 2020, Porto Alegre. Caderno de Resumos da I Jornada de Estéticas e Linguagens Audiovisuais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2020. v. 1. p. 49-50.
ÁVILA, C.; CORSO, A. ; KUKUL, V. Economia Criativa em Tempos de Pandemia: o Caso do Museu do Isolamento Brasileiro no Instagram. Anais do Interprogramas Secomunica, v. 4, p. 1-24, 2020.
ÁVILA, C. Incrustabilidade Durante em Jogos Digitais: da Incrustação ao Estado-Jogo. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, 2020, Salvador, BA. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020. p. 1-15.
ÁVILA, C. Realidade Onírica: reflexões acerca da imagem-sonho em realidade virtual. In: III Seminário Discente PPGCC UNISINOS – SDCOM, 2020, Porto Alegre. Anais do III Seminário Discente PPGCC UNISINOS. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2020. v. 3. p. 238-242.
ÁVILA, C.; MELLO, L. A. Construtos audiovisuais de vigilância e privacidade: interfaces entre tecnocultura e tecnopolítica e os sentidos de hacktivismo em jogos digitais. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE), v. 22, p. 67-80, 2020.
ÁVILA, C.; CORSO, A. ; FISCHER, G. D. Preservation and Heritage at Play in Technoculture: The (Re)construction of Notre-Dame Cathedral in Assassin’s Creed. Journal of Digital Media & Interaction, v. 3, p. 51-67, 2020.
ÁVILA, C. A incrustabilidade durante em jogos digitais: escavações de uma archaeogamer. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020.
2019
*Entrevistas:
Site CanalTech: A era do streaming com o Stadia será o fim da conservação de jogos?.
Site TAB Uol: ‘Sonic’ inaugura lógica do recall de filmes em tempos de rede social.
*Publicações Acadêmicas:
CORSO, A.; ÁVILA, C.; FISCHER, G. D. DESTRUÍDO, DESCARTADO, REJEITADO, APAGADO, EFÊMERO, OBSOLETO: Escavações em Sítios On-line que Preservam a Arte Nascida Digital. TRAMA: INDÚSTRIA CRIATIVA EM REVISTA, v. 9, p. 9-33, 2019.
ÁVILA, C.; FISCHER, G. D. O Efeito Cultural do Déjà vu em Jogos Dentro de Jogos. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, 2019, Belém, PA. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019.
ÁVILA, C. Archaeogaming: uma proposta metodológica para os estudos de e em jogos digitais. In: II Seminário Discente PPGCC UNISINOS – SDCOM, 2019, Porto Alegre. Anais do II Seminário Discente PPGCC UNISINOS. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2019. v. 2. p. 144-148.
2018
ÁVILA, C.; FISCHER, G. D. Cultura da Interface nos Jogos Digitais: simultaneidade e memória no Diablo III. In: SBGames 2018 – XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu, Paraná. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018.
ÁVILA, C. Jogos dentro de jogos: especulando o conceito de incrustação como virtualidade. In: III Seminário Discente do PPGCom UFRGS, 2018, Porto Alegre. ANAIS DO III SEMINÁRIO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DA UFRGS. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. v. 3. p. 109-114.
2016
ÁVILA, C.; BITTENCOURT, J.R. Reflexões Sobre o Voyeurismo nos Videologs dos Jogos Digitais. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2016, São Paulo, SP. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.
ÁVILA, C.; BITTENCOURT, J.R. Audiovisualidades dos Simultâneos: a montagem espacial dos videologs de jogos digitais. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames, 2016, São Paulo, SP. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.