Publicações

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2022

*Matérias desenvolvidas no site do grupo de pesquisa TCAv:

Televisão Experiencial: telas, reality e metaverso

Seminário de Dissertação e de Tese 2022/1

Performatividade de Gênero: Sexualidade, corporalidade e interseccionalidade em Pink or Blue


*Publicações Acadêmicas:

DE MOURA, C.; DA SILVA MARTIRE, A.; DE ÁVILA, C. Arqueologia das mídias nas palavras de Jussi ParikkaSemina – Revista dos Pós-Graduandos em História da UPF, v. 21, n. 1, p. 182-192, 23 jun. 2022.


2021

*Apresentação de trabalho (vídeo):

VII coMcult – Flusser 101 | GT Imagem e Imaginação: Imagens Técnicas e os Limites dos Críticos: Discussões Flusserianas em Tempos de Abundância de Imagens.

VII coMcult – Flusser 101 | GT Aspectos de Automação: Jogando com o Aparelho: reflexões flusserianas a partir do game Not for Broadcast.

XIV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação 2021: A pesquisa em games no PPG em Comunicação da UNISINOS.

XIX Semana da Imagem na Comunicação: Ver, ouvir e jogar: Games e Audiovisualidades da Tecnocultura.


*Entrevistas e Lives:

Podcast (e live): PapoCom #67 – Página inicial do YouTube: moldura de um retrato de Brasil em português, bate-papo com Jardel Orlandin (Unisinos), vencedor do Prêmio Francisco Morel (categoria mestrado), juntamente com a orientadora da pesquisa, Profa. Dra. Sonia Montaño (Unisinos), a doutoranda Camila de Ávila (Unisinos) e mediação do Prof. Dr. Vinicius Souza (USP/UFMT), integrando a 3ª temporada da série Lives Cátedra Intercom.

Entrevista: ARISE – Jussi Parikka, sobre Arqueologia da Mídia, fazendo parte das séries de entrevistas com pesquisadores, promovida pelo grupo de pesquisa ARISE (MAE/USP).

Podcast: Regras do Jogo #93: Archaeogaming e preservação de jogos, no Holodeck.

Podcast: Replay #1 | Incrustabilidade | Com Camila de Ávila, no Glitch Game Studies.


*Matérias desenvolvidas no site do grupo de pesquisa TCAv:

TCAv presente na primeira Conferência da DIGRA Brasil

#TecnometodologiasTcav: A rosticidade da tecnocultura na galáxia National Geographic

Minha Pesquisa no TCAv – Camila de Ávila.

#TecnometodologiasTcav: os 6 elementos cartográficos de composição audiovisual das vinhetas de abertura de telenovelas brasileiras.

Antologias Audiovisualizadas na Série Ela Quer Tudo de Spike Lee na Netflix.

Lançamento: ebook “Da Televisão às Televisualidades: Continuidades e Rupturas em Tempos de Múltiplas Plataformas”.

Semana de Abertura do Semestre 2021/1 do PPG em Comunicação.


*Publicações Acadêmicas:

PAZ, Samyr; ÁVILA, Camila de. CORPO E TEMPO NO GAMEPLAY DE HALF-LIFE: ALYX. In:  Digra Brasil, 2021, Online. Anais do DIGRA Brasil, 2021.

NESS, L. M. ; ÁVILA, C. . Imagens Técnicas e os Limites dos Críticos: Discussões Flusserianas em Tempos de Abundância de Imagens. In: VII ComCult – Flusser 101, 2021, São Paulo. Anais do VII ComCult – Flusser 101, 2021.

BITTENCOURT, J.R. ; ÁVILA, C. . As Cores de Diablo: Desvendando à Escuridão a partir do Cultural Analytics. In: 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, 2021, Recife. Anais do 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2021. p. 1-15.

ÁVILA, C.; FISCHER, G. D. . “Ele segue vivo”: devires audiovisuais no programa televisivo Zero1. Ação Midiática – Estudos em Comunicação, Sociedade e Cultura, v. Jul/Dez, p. 129-146, 2021.


2020

*Entrevistas e Lives:

Live: GameClube Ao Vivo – Preservação de Games e Arqueologia das Mídias.

ARISE: Entrevista – Camila de Ávila, “Comunicação e Jogos”.

Site Zero Hora: Antagonista do Mario e ícone da cultura pop: como o Sonic acelerou e derrapou ao longo dos anos.

Live: Games e Entretenimento na Cultura Digital, no Conecta+ UNISINOS.


*Matérias no projeto Segundo Controle:

O mercado de desenvolvimento de jogos no interior do RS | com Everton Vieira.

Jogos digitais como impacto social: a experiência de “Jornada do Empreendedor/Trabalhador de Si Mesmo”, game da UNISINOS na Workers Game Jam 2020.

O Mercado de Desenvolvimento de Jogos no Interior do RS | com Orlando Fonseca Júnior.

Memória, preservação e afetos: reflexões a partir de Street Fighter 30th Anniversary Collection.


*Matérias desenvolvidas no site do grupo de pesquisa TCAv:

Arqueologia das Mídias 101: “Beyond the Cool Obscure: do PicturePhone ao boom do Zoom”.

Ciclo de Palestras A(na)rqueologias Pandêmikas.

Por onde andam os Egressos do TCAv? Madylene Costa Barata.

Liderados por universidades brasileiras, pesquisadores de Internet se reúnem em simpósio internacional.

Discentes discutem a pandemia imagética em evento organizado pelo curso de Comunicação Digital.

Arqueologia das Mídias 101: Os Métodos Indisciplinados das Arqueologias.

Passagens pandêmicas: o flâneur do isolamento.

Entrevista: Comunicação e Jogos.

As Audiovisualidades e a Chamada para REBECA nº 18.

A intimidade doméstica e a pandemia imagética.

Construtos de games na pandemia.

Pensar a Imagem.


*Apresentação de trabalho (vídeo):

Festival Nacional Cineastas 360º – Diálogos de VR: Mesa 6 – Realidade Virtual e o Real.

I JELA UFRGS: Mesa 6 – Questões da Imagem.


*Publicações Acadêmicas:

ÁVILA, C.. Realidade Virtual em Devir: especulando imagens e dispositivos. In: I Jornada de Estéticas e Linguagens Audiovisuais (I JELA-UFRGS), 2020, Porto Alegre. Caderno de Resumos da I Jornada de Estéticas e Linguagens Audiovisuais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2020. v. 1. p. 49-50.

ÁVILA, C.; CORSO, A. ; KUKUL, V. Economia Criativa em Tempos de Pandemia: o Caso do Museu do Isolamento Brasileiro no Instagram. Anais do Interprogramas Secomunica, v. 4, p. 1-24, 2020.

ÁVILA, C. Incrustabilidade Durante em Jogos Digitais: da Incrustação ao Estado-Jogo. In: 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, 2020, Salvador, BA. Anais do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2020. p. 1-15.

ÁVILA, C. Realidade Onírica: reflexões acerca da imagem-sonho em realidade virtual. In: III Seminário Discente PPGCC UNISINOS – SDCOM, 2020, Porto Alegre. Anais do III Seminário Discente PPGCC UNISINOS. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2020. v. 3. p. 238-242.

ÁVILA, C.; MELLO, L. A. Construtos audiovisuais de vigilância e privacidade: interfaces entre tecnocultura e tecnopolítica e os sentidos de hacktivismo em jogos digitais. REVISTA FRONTEIRAS (ONLINE), v. 22, p. 67-80, 2020.

ÁVILA, C.; CORSO, A. ; FISCHER, G. D. Preservation and Heritage at Play in Technoculture: The (Re)construction of Notre-Dame Cathedral in Assassin’s Creed. Journal of Digital Media & Interaction, v. 3, p. 51-67, 2020.

ÁVILA, C. A incrustabilidade durante em jogos digitais: escavações de uma archaeogamer. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2020.


2019

*Entrevistas:

Site CanalTech: A era do streaming com o Stadia será o fim da conservação de jogos?.

Site TAB Uol: ‘Sonic’ inaugura lógica do recall de filmes em tempos de rede social.


*Publicações Acadêmicas:

CORSO, A.; ÁVILA, C.; FISCHER, G. D. DESTRUÍDO, DESCARTADO, REJEITADO, APAGADO, EFÊMERO, OBSOLETO: Escavações em Sítios On-line que Preservam a Arte Nascida Digital. TRAMA: INDÚSTRIA CRIATIVA EM REVISTA, v. 9, p. 9-33, 2019.

ÁVILA, C.; FISCHER, G. D. O Efeito Cultural do Déjà vu em Jogos Dentro de Jogos. In: 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM, 2019, Belém, PA. Anais do 42º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2019.

ÁVILA, C. Archaeogaming: uma proposta metodológica para os estudos de e em jogos digitais. In: II Seminário Discente PPGCC UNISINOS – SDCOM, 2019, Porto Alegre. Anais do II Seminário Discente PPGCC UNISINOS. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2019. v. 2. p. 144-148.


2018

ÁVILA, C.; FISCHER, G. D. Cultura da Interface nos Jogos Digitais: simultaneidade e memória no Diablo III. In: SBGames 2018 – XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018, Foz do Iguaçu, Paraná. Anais do XVII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2018.

ÁVILA, C. Jogos dentro de jogos: especulando o conceito de incrustação como virtualidade. In: III Seminário Discente do PPGCom UFRGS, 2018, Porto Alegre. ANAIS DO III SEMINÁRIO DISCENTE DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO DA UFRGS. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2018. v. 3. p. 109-114.


2016

ÁVILA, C.; BITTENCOURT, J.R. Reflexões Sobre o Voyeurismo nos Videologs dos Jogos Digitais. In: XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Intercom, 2016, São Paulo, SP. Anais do XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2016.

ÁVILA, C.; BITTENCOURT, J.R. Audiovisualidades dos Simultâneos: a montagem espacial dos videologs de jogos digitais. In: XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital – SBGames, 2016, São Paulo, SP. Anais do XV Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, 2016.