As Cores de Diablo: Desvendando à Escuridão a partir do Cultural Analytics

Entre os dias 4 a 9 de outubro, ocorreu o 44º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom), na modalidade online. Em co-autoria com o Prof. Dr. João Ricardo Bittencourt, apresentamos no dia 5/out o nosso artigo intitulado As Cores de Diablo: Desvendando à Escuridão a partir do Cultural Analytics, no GP Games.

Em nosso trabalho, com um caráter mais laboratorial, buscamos compreender as imbricações tecnoculturais dos jogos digitais nas imagens técnicas. Tendo como objeto empírico a franquia de Diablo (Blizzard Inc.), utilizamos o método do Cultural Analytics (cunhado por Lev Manovich) para construir um banco de imagens utilizando vídeos de longplay dos três jogos da franquia: Diablo (1996), Diablo II (2000) e Diablo III (2012), disponibilizados no YouTube. Para obtermos tais imagens, contamos com o auxílio de softwares para coletar e analisar os frames do jogo, o que nos permitiu perceber os vestígios tecnoculturais e de game design nas imagens técnicas (imagens do jogo), principalmente quanto às cores.

A partir do Cultural Analytics, explorando os frames da franquia de Diablo, é possível perceber (e representar) as mudanças temporais graduais e contínuas (MANOVICH, 2020) nas imagens produzidas pelo jogo. Neste movimento, podemos descrever as características não apenas dos processos culturais (contexto), mas as mudanças e eternos retornos temporais a cultural visual presente nos jogos digitais.

Confira este e os demais trabalhos apresentados no GP Games através do link: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2021/lista_area_DT5-G.htm

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