Publicações acadêmicas sobre games em 2020 no Brasil [Parte 2]

Em função de surgirem mais trabalhos desenvolvidos ao longo de 2020, entre as pesquisadoras e os pesquisadores de jogos no Brasil, organizei uma parte 2 do post anterior! \o/ Como já dito, esta não é apenas uma forma de registrar, mas coletar um panorama de como e por onde andam as pesquisas de Game Studies BR.

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Sempre bom relembrar: é um post que se coloca à disposição para ser colaborativo — se você souber de alguma publicação que faltou ser listada aqui, por favor, comente e vamos ajudar a construir essas redes!

>> Próximo post será sobre teses e dissertações defendidas em 2020 (já engatilhado para a última semana de janeiro). (:


:: EVENTOS

HUB Eventos Media Lab 2020: VII SIIMI, #19.ART, 2o. RETINA.Internacional e 2o. DAT

– As musas dos videogames: um limiar entre a objetificação e a hiper-realidade — José Loures (UnB)


XXVIII Workshop sobre Educação em Computação (WEI 2020)

– Iron Ears: primeiras impressões de um jogo educativo para ensino de estrutura de dados lineares — Alexandre da Rosa (UFPR), Andreia de Jesus (UFPR), Gabriel Vaz Igarashi (UFPR), Vinicius Struginski Pereira (UFPR)

– Adaptando o Design Thinking para a Definição e Desenvolvimento de um Jogo Educacional Não Digital no Ensino de Gerenciamento de Riscos — Sebastião Santos (UFMA), Yandson Costa (UFMA), Flávia Carvalho (UFMA), Davi Viana (UFMA), Luis Rivero (UFMA)

– Avaliando um Jogo Educacional para o Ensino de Inteligência Artificial — Qual Metodologia para Avaliação Escolher? — Thamyla Lima (UFMA), Alex Barradas Filho (UFMA), Allan K. Barros (UFMA), Davi Viana (UFMA), João B. Bottentuit Junior (UFMA), Luis Rivero (UFMA)

– O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental — Alexandre F. Lopes (Instituto Federal Goiano — Campus Ceres), Thalia S. Santana (Instituto Federal Goiano — Campus Ceres), Adriano H. Braga (Instituto Federal Goiano — Campus Ceres)

– Criação de um jogo para desenvolver o Pensamento Computacional percorrendo caminhos eulerianos — Luiz Alencar (UEA), Fernanda Pires (UEA), Marcela Pessoa (UEA)

– Ludificando os Fundamentos de Computação Através de Aprendizagem Ativa — Tadeu Moreira de Classe (UNIRIO), Ronney Moreira de Castro (UNIRIO)

– Construindo o aprendizado de forma coletiva: criação de jogos para exploração de conceitos em uma disciplina de IHC — Milene Selbach Silveira (PUCRS)

– The Mining Game: Um jogo para simular o processo de Mineração do algoritmo Proof of Work utilizado em Blockchain — Levi da Silva (UECE), Hanna Alves (UECE), Jerffeson Souzaa (UECE)

– Ensino de Lógica e Programação no Ensino Médio por meio de uma Abordagem Lúdica e Gamificada — Maurício M. Arimoto (UENP), José Henrique R. Cruz (UENP)


XXVI Workshop de Informática na Escola (WIE 2020)

– Ensinando Operações Matemáticas com o Uso de Jogos Digitais no Ensino Fundamental — Silvado Joaquim (UFAL), Wilk Oliveira (USP)

– CaMínimo do Açaí: Um jogo para auxiliar no ensino do caminho mínimo em grafos não direcionados — Elias Sena (UFPA), Maria José Meninéa Duarte (UFPA)

– Jogo de tabuleiro para o ensino de Arquitetura de Computadores no ensino básico — Daiane Cristina Mendes Gonçalves (UFPR), Carlos Roberto Beleti junior (UFPR), Mayte Gouvea Coleto Bezerra (UFPR)

– O uso do Jogo Digital Minecraft para Estimular o Pensamento Computacional e a Aprendizagem Colaborativa no Ensino Fundamental I: Um Relato de Experiência — Genarde Macedo Trindade (UEA), Felipe Pereira Fernandes (UEA), Luiz Sérgio de Oliveira Barbosa (UEA), Dayane Rosas de Souza (UEA)

– ANE — Jogos Educativos para Auxiliar Crianças com Deficiência Intelectual no Aprendizado do Alfabeto, Numerais e Emoções — Juliana Ferreira Bentes (UFPA), Fabiola Pantoja Oliveira Araújo (UFPA), Yomara Pinheiro Pires (UFPA)

– A Influência dos Jogos Educativos Analógicos e Digitais na Interação Social dos Estudantes — Wilk Oliveira (USP), Sivaldo Joaquim (UFAL)

– The impact of serious games on the learning of students with Autism Spectrum Disorder — Joseane Souza (USP), Fabiana Oliveira (Centro de Atenção a Inclusão Social), Laíza Silva (USP), Armando Toda (USP), Seiji Isotani (USP)

– Words: Um Jogo para o Auxílio à Aprendizagem de Inglês como Segundo Idioma — Claudio Vitor Alves (UFPB), Pasqueline Dantas Scaico (UFPB)


XIX Simpósio Brasileiro sobre Fatores Humanos em Sistemas Computacionais (IHC 2020)

– Evaluation of digital games for autistic children using heuristics and observation tests — Adhonay Júnior Silva (PUC-Minas), Tiza Verciano Romeiro (PUC-Minas), Cristiane Neri Nobre (PUC-Minas)

– GamiCSM: relating education, culture, and gamification — a link between worlds — Armando Toda (USP), Ana Carolina Tomé Klock (UFRGS), Paula T. Palomino (USP), Luiz Rodrigues (USP), Wilk Oliveira (USP), Craig Stewart (Durham University), Alexandra I. Cristea (Durham University), Isabela Gasparini (UDESC), Seiji Isotani (USP)

– Interpreting posts in empathic games: assumptions for a conceptual framework — Danilo Barros dos Santos (UFMT), Tânia Saraiva de melo Pinheiro (UFC), Cristiano Maciel (UFMT), Kamila Rios da Hora Rodrigues (USP), Eunice Pereira dos Santos Nunes (UFMT)


I Simpósio do Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas

*Caderno de Resumos: http://www.arise.mae.usp.br/caderno-de-resumos/

– Assassin’s Creed 2” e a patrimonialização de Florença — Helyom Viana Telles (IF Baiano)

– Jogando com a colonialidade: a representação do desenvolvimento tecnológico e organização social nos jogos digitais de estratégia — Matheus Miranda Mota (MAE/USP)

– Bojogá! Potéticas da resistência na preservação histórica da cultura dos jogos no Brasil — Daniel de Menezes Gularte (UECE/FCMJ-CE)

– A desarmonia nas terras sem mal: o RPG como ferramenta da educação patrimonial — Matheus Belo Guimarães Barbosa (UFPE), Daniele Cristina Liberato de Oliveira (UFPE), Juliane Carla Guedes Lima da Silva (UFPE), Lucas Bonald Pedrosa de Souza (UFPE)


I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

– A experiência de flow em Old Man’s Journey: entre fluxo, agência e imersão — Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa (UFPE)

– Revisão sobre o potencial uso dos jogos da franquia Harvest Moon no ensino de biologia — Elvis Bezerra Santos (UPE), Vanessa da Silva Rocha (UPE), Marina de Sá Leitão Câmara de Araújo (UPE)

– Infográfico: jogos didáticos para o ensino da física no ensino médio — Tatiane de Andrade Resende (Instituto Federal Goiano)

– Jogos didáticos no ensino de biologia: uma análise comparativa sobre a eficiência destes recursos lúdicos — Anderson Medeiros Dalbosco (UESC)

– Jogos digitais para o ensino de programação na educação básica — Bárbara Guedes Aguiar (UFVJM), Bruno Lopes de Faria (IFNMG)

– Jogos educacionais tecnológicos no ensino de física: desafios para uma prática transformadora — Bárbara Adelaide Parada Eguez (MNPEF), Maria Sônia Siilva de Oliveira Veloso (MNPEF)

– O uso de jogos no ensino de conceitos evolutivos — Camila Diovani Aquino (IFSULDEMININAS), Lauriane Taís dos Santos (IFSULDEMININAS), Thaynara Gisele Bento (IFSULDEMININAS), Issabelle Abrão Inácio (IFSULDEMININAS), Tatiana de Oliveira Ramos (IFSULDEMININAS)

– Projeto Games: programação e design de jogos digitais como uma nova perspectiva para estudantes da rede municipal de ensino — Marcio Mageski Marques (Prefeitura Municipal de Vila Velha), Mariana Silva Sá Mageski (Prefeitura Municipal de Vila Velha)

– Uso de aplicativo de jogos online para o estudo do corpo humano — Flassian Hiêrro Leite de Oliveira (UFCA), Yuri de Sousa Cavalcante (UFCA), Carlos Davi Bezerra Felipe (UFCA), Geovanna Carvalho de Freitas Soares (UFCA), Clara Rosa Muniz Martins (UFCA), Cristiane Marinho Uchoa Lopes (UFCA)

– Exergames na prevenção de queda nos idosos — Juliana Gabrielle Freie de Lima (UTFPR), Leandra Ulbricht (UTFPR), Adriana Maria Wan Stadnik (UTFPR)

– Os efeitos da terapia com videogames no tratamento da doença em Parkinson — Isamara Santos da Silva (Faculdade Estácio de Alagoas), Rosa Layse Saboya de Melo (Faculdade Estácio de Alagoas), Douglas Ferreira Rocha Barbosa (Faculdade Estácio de Alagoas), Kelly Amanda da Silva Lima (Faculdade de Venda Nova Imigrante), Késily Izabela da Silva Lima (Centro Universitário Tiradentes), Maria Layanne Rodrigues da Silva (Centro Universitário Tiradentes)


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:: PERIÓDICOS

Revista Art & Sensorium 2020

– O eros em uma sociedade cansada: uma busca narcisista pelo outro através dos videogames — José Loures (UnB), Caio Túlio Olímpio Pereira da Costa (UFPE)

– Jogando com o tempo: o caráter lúdico na obra de Lindote — Marcel Angelo Timon Frias (UDESC), Alice de oliveira Viana (UDESC)

– Museus virtuais e gamearte: sobrevicências da arte em Assassin’s Creed 2 — Leonardo Riveiro Brandão (UDESC), Antonio Carlos Vargas Sant’anna (UDESC)


Revista ECO-PÓS 2020

– O corpo suturado: Interfaces sonoras e a construção das condições de audibilidade dos jogos digitais— Eduardo Harry Luersen (UNISINOS)


Revista Revell 2020

– Um cão na terra devastada: os laços intertextuais de Dogmeat no mundo possível e não natural de Fallout — Aline Conceição Job da Silva (UCS)

– Labirinto intertextual: uma análise da paródia hipertextual To be or not to be (2015), de Ryan North — Yuri Jivago Amorim Caribé (UFPE), Pedro de Souza Melo (UFPE)


Revista Aedos 2020

– O Jogo de Damas no Brasil: Uma Análise dos Melhores Atletas da Modalidade — Tatiane Maria Barbosa de Oliveira (USP), Paulo Vitor de Souza Pinto (USP)

– Uma conversa sobre Archaeogaming com Andrew Reinhard — Cleberson Henrique de Moura (FE-USP/MAE-USP), Alex da Silva Martire (UFPA/MAE-USP), Amanda Viveiros Pina (MAE-USP), Tomás Partiti Cafagne (MAE-USP), Matheus Morais Cruz (FFLCH-USP)


Revista ECCOM 2020

– Produção de conteúdo gamer para o Youtube brasileiro — Missila Loures Cardozo (PUCSP)

– Gamification na educação: o lúdico como instrumento de engajamento no processo de ensino-aprendizagem — Luiz Cesar Cordoba (UCB), Joaquim Alberto Andrade Silva (UCB), Marcelo Carboni Gomes (UCB)

– Procedimentos para compreensão do espaço e da forma por meio dos jogos matemáticos— Neide Aparecida Arruda de oliveira (UNIFATEA), Marcílio Farias Sivla (UNIFATEA)


Revista Debates em Educação 2020

– Headshot: jogos digitais, violência e ensino da arte— Ana Beatriz Bahia (UDESC)

– Percepções discentes sobre o uso pedagógico de exergames: significados, motivações e limitações de sua incorporação na Educação Física Escolar — Marcio Roberto de Lima (UFSJ)

– Conscientização ambiental em construtos digitais de aprendizagem: a experiência do jogo “Guardiões das Águas”— Paulo Ricardo Santos (Feevale), Débora Nice Ferrari Barbosa (Feevale), João Batista Mossmann (Feevale), Bernardo Benites Cerqueira (Feevale), Yasmin dos Santos Etges (Feevale)

– Ensino para o Antropoceno: uma proposta de sequência didática para o ensino de redes ecológicas através do jogo Rain World— Victor Montalvão Moreno (UFBA), Emanuele Maria Leite Suzart (UFBA), William de Souza Santos (IFPB)

– Exergames como forma de cuidado no âmbito da Saúde Mental: estado da arte e perspectivas futuras — Adilson Rocha Ferreira (UFAL), Deise Juliana Francisco (UFAL)

– Sobre games e violência, o que pensam os adolescentes? — Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (UFAL)

– Jogos digitais e gamificação: intervenção para o aprimoramento das funções executivas— Daniela Karine Ramos (UFSC), Clarissa Venturiei (UFSC), Naomi Stange (UFSC), Bruna Santana Anastácio (UFSC)

– Estimulação neuropsicológica com jogos digitais: intervenção em grupo com crianças e adolescentes com rebaixamento cognitivo— Elizabeth Braga Dias (UNEB), Ana Maria Amorim Assis de Melo (UNEB), Camila Barreto Bonfim (UNEB)

– Gamificação e tecnologias digitais: inovando as aulas de Língua Portuguesa— Sandra Virgínia Correia de Andrade Santos (UFS), Gilson Pereira dos Santos Júnior (UFS/IFS), Simone Lucena (UFS), Rafaela Virgínia Correia da Silva Costa (EMEF Iraildes Padilha Carvalho)

– Jogos educativos para o ensino de Química: adultos podem aprender jogando?— Ana Flávia Souza Miranda (UFG), Márlon Herbert Flora Barbosa Soares (UFG)

– O trato com o conteúdo Jogo no Ensino Médio: perspectivas, conteúdos, metodologias e práticas de avaliação— Renan Santos Furtado (UFPA), Carlos Nazareno Ferreira Borges (UFPA)


PragMATIZES 2020

– Videogames e cultura colaborativa: a audiência como produtora de conteúdo em Beyond Good and Evil 2 — Cario Túlio Olímpio Pereira da Costa (UFPE), Bruna Maria Meneses (UFPE), Eduardo Duarte (UFPE)


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:: EXTRA: Publicações de pesquisadoras e pesquisadores brasileiros no exterior em 2020 (eventos e journals)

Entertainment Computing (maio, 2020)

– Like a pro: communication, camaraderie and group cohesion in the Amazonian esports scenario — Tarcízio Macedo (UFRGS), Thiago Falcão (UFPB)


Gamevironments (dezembro, 2020)

– At the edge of utopia: esports, neoliberalism and the gamer culture’s descent into madness — Thiago Falcão (UFPB), Daniel Marques (UFBA), Ivan Mussa (UFRN), Tarcízio Macedo (UFRGS)


DiGRA (Tampere, 2020)

– East meets south: the creative appropriation of Nintendo and Sega videogames in Brazil — Mariana Amaro (UFRGS), Suely Fragoso (UFRGS)

– Can the subaltern game design? An exploratory study about creating a decolonial ludology framework through ludonarratives — Eliane Bettocchi (UFJF), Carlos Klimick (pesquisador independente), Letícia Perani (UFJF)

– Qualifiers of exclusion: discussion of girlgamer festival in Brazil— Mayara Araujo Caetano (University of Turku), Beatriz Blanco (Senac-SP)


FDG’20: International Conference on the Foundations of Digital Games (2020)

– Emergent precariousness: video game modding in the context of a decolonial philosophy of technology— José Messias (UFMA)


Networking Knowledge (v. 13, 2020)

– Anachronic Sonorities of Technoculture in Digital Games: A Preliminary Questioning— Eduardo Harry Luersen (UNISINOS), Suzana Kilpp (UNISINOS)


E-tramas (v.7, 2020)

– Cartógrafos extranjeros. Artesanía metodológica y la búsqueda por la diferencia en el análisis sonoro de los juegos de ordenador— Eduardo Harry Luersen (UNISINOS)


Journal of Human Sport and Exercise (2020)

– The eSports and Olympic Games: Perspectives of an ongoing debate — Nelson Schneider Todt (PUC-RS), André Fagundes Pase (PUC-RS), Alessandra Scarton (PUC-RS), Luis Henrique Rolim (PUC-RS), Guilherme Ziliotto Berlitz (PUC-RS), Lucas Viapiana Baptista (PUC-RS)

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